4 dicas sobre como se comportar no seu primeiro dia de trabalho
P>Passou com sucesso o processo de selecção, conseguiu passar na entrevista e o seu dia D está aqui. Está a começar um novo trabalho. Está cheio de expectativas, mas está ciente de que os seus novos colegas, e possivelmente os seus chefes, também estão em antecipação.
O primeiro dia é excitante. É também aterrador. Presta mais atenção à sua escolha de roupa, vários cenários passam pela sua cabeça à medida que se apresenta. Tenha em mente que, no primeiro dia, ninguém espera que faça um trabalho de primeira classe ou que esteja confiante.
Cuidado simples
Sem saber quais são as políticas do seu novo local de trabalho em matéria de vestuário, pontualidade e etiqueta - é melhor jogar pelo seguro e errar pelo lado mais conservador. É sempre melhor vestir-se de forma mais formal no primeiro dia do que exagerar com o flamboyance. Mais tarde, quando se está confiante, pode-se adaptar à cultura da empresa. Não há nada mais embaraçoso do que aparecer com roupa informal quando todos os outros estão de fato.
Não seja demasiado cedo
Chegue uma hora mais cedo, mas apenas 10-15 minutos antes da hora oficial de início é ideal. Quer mostrar ao seu novo empregador que é um empregado de confiança, por isso, se tiver de fazer um percurso desconhecido até ao seu novo local de trabalho, certifique-se de que sabe quanto tempo levará a viagem.
>h2>Não tenha medo de fazer perguntasEspera-se que um recém-chegado esteja completamente inseguro. Os superiores serão maximamente receptivos às suas perguntas neste momento. Portanto, pensem nas coisas que precisam de saber para se sentirem mais confiantes e apresentem uma lista de perguntas. Isto não só o encherá de ideias e inspiração sobre como impressionar, como também o fará parecer super organizado diante dos gestores.
Sê social
Se tiver sorte, poderá ser convidado para um café ou almoço no seu primeiro dia. A ideia de "conversa fiada" sem trabalho pode enchê-lo de nervosismo, mas não deve recusar estas oportunidades para se ligar à sua equipa. Pode começar a parecer inacessível aos colegas, o que pode ser um sinal de aviso à direcção.