O mau desempenho do trabalho pode ser causado por uma disfunção da adaptação
O estresse é uma reação psicológica e física normal a situações positivas ou negativas em sua vida, como um novo emprego ou a morte de um ente querido. O estresse por si só não é incomum ou ruim. O que importa é como você lida com o estresse.
Como saber a diferença entre estresse e transtorno de ajustamento?
Se você tem dificuldade para se adaptar a uma mudança estressante e tem uma rotina diária difícil por mais do que um curto período de tempo, você pode desenvolver um distúrbio de adaptação. O transtorno de adaptação é um tipo de doença mental relacionada ao estresse que pode afetar seus sentimentos, pensamentos e comportamentos, não apenas no trabalho. No entanto, o desempenho no trabalho costuma estar entre os primeiros sintomas de um transtorno de ajustamento.
Sinais e sintomas de transtorno de ajustamento
- Ansiedade
- Mau desempenho escolar ou profissional
- Problemas de relacionamento
- Tristeza
- Pensamentos de suicídio
- Preocupação
- Problemas de sono
Se você está enfrentando uma situação estressante em sua vida, tente medidas de autoajuda, como conversar com familiares ou amigos carinhosos, praticar ioga ou meditação, praticar exercícios regularmente, evitar o álcool e as drogas. Se essas técnicas não o ajudarem e você ainda tiver dificuldade em lidar com problemas comuns, consulte um especialista.
Encontre um tempo para si mesmo entre a família e o trabalho
1. Faça uma lista para priorizar o que é importante. Em geral, a maioria das pessoas só consegue resolver um certo número de problemas por dia. Priorize sua lista por importância para concluir as tarefas mais importantes.
2. Evite multitarefa. Concentre-se em concluir o trabalho. Se você tentar multitarefa, pode demorar muito mais para concluir o projeto.
3. Cuide de si mesmo. Tente dormir o suficiente, faça exercícios regularmente e tenha uma dieta saudável. Tente dormir de sete a nove horas todas as noites.