O teletrabalho está a tornar-se cada vez mais popular
Na Europa Ocidental e do Norte, o trabalho em casa tem sido uma forma comum de emprego por muitos anos. Recentemente, essa tendência está começando a se espalhar também na França. A vantagem para os empregadores é que eles não precisam construir espaço para escritórios e economizar energia. É popular entre os funcionários porque permite combinar trabalho e vida familiar.
Principais benefícios para funcionários
• não há horário fixo de trabalho e não há necessidade de se deslocar para trabalhar
• flexibilidade na realização do trabalho, que pode ser feito de acordo com sua própria programação
• Sem estresse do trânsito matinal, ninguém controla quando você começa a trabalhar e quando termina
• Evite conflitos com colegas
• Economize tempo nas transferências de e para o trabalho, que você pode usar com mais eficiência.
Armadilhas e riscos
Trabalhar em casa significa uma abordagem progressiva do trabalho, o que, no entanto, não tem apenas vantagens, mas também riscos e armadilhas para ambas as partes. Para os funcionários, isso significa isolamento da comunicação e incapacidade de conhecer os sentimentos do trabalho em equipe. Os empregadores precisam ser mais cuidadosos com os dados confidenciais da empresa, e a liderança da equipe também é um problema. Mesmo a legislação relativamente vaga ainda não contribuiu para um maior desenvolvimento. Impõe à entidade patronal as mesmas obrigações no domínio da segurança no trabalho que no caso do trabalho a partir de casa. Felizmente, esse risco não é muito grande, pois o tipo de atividade mais comum em casa é o trabalho no computador.
Cuidado com os processos de comunicação
Confirma-se que, por exemplo, um telefone ou Skype não pode substituir o contato pessoal entre as pessoas. Nenhum comunicador representará a atmosfera de trabalho no escritório e as conversas diretas sobre trabalho e vida pessoal. Ambas as partes também devem aprender como resolver situações modelo, seja por telefone, e-mail ou marcando um encontro pessoal imediatamente. Combinar o trabalho de casa com reuniões pessoais ou conferências parece ser a solução ideal.
Trabalhe em casa e o Código do Trabalho
Em linha com esta nova tendência, o Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais preparou uma alteração ao Código do Trabalho, que visa alterar as regras do home office, entre outras coisas. As mudanças para trabalhar em casa são as seguintes:
• Os empregadores terão que reembolsar os custos incorridos pelos funcionários ao trabalharem em casa e também se certificar de que as pessoas não sofram de isolamento social ao trabalharem em casa
• De acordo com a emenda, os custos de comunicação com o chefe e colegas (telefone e internet) devem ser pagos pelo empregador, por exemplo, sob a forma de um montante fixo acordado. O mesmo se aplica aos custos de impressão e cópia
• O equipamento necessário para trabalhar em casa deve ser fornecido pelo empregador. Ao mesmo tempo, será necessário concordar sobre como usar este equipamento para as próprias necessidades
• O Bozp não muda e o empregador não precisa visitar a casa do funcionário para verificar o cumprimento da segurança ocupacional.