Como responder a uma chamada de negócios depois do horário de trabalho?
Já se foi o tempo em que apenas empreendedores de sucesso ou gerentes de alto escalão tinham um telefone celular no ouvido. Hoje, um telefone celular ou laptop empresarial é um dos benefícios comuns oferecidos pelos empregadores que atraem novos funcionários. Mas alguns empregadores presumem automaticamente que você sempre estará disponível quando receber um telefone comercial. Eles têm direito a isso? E se você concordar com esses termos, como você deve pagar pelas ligações comerciais ou pelo processamento de e-mails comerciais após o expediente? Muitos funcionários acreditam erroneamente que isso faz parte de seu negócio principal.
Você não precisa ter um telefone comercial em casa
Se você decidir ficar apenas com sua família, seus hobbies ou apenas relaxar, desligue o telefone comercial após o trabalho e deixe-o no trabalho. Não há como seu chefe mandar você falar ao telefone durante uma licença. Ele só pode recomendar ou perguntar a você. No entanto, se decidir não levar seu telefone para casa, você não deve ser penalizado.
Que tal horas extras?
O empregador tem o direito de exigir horas extras, mas mesmo neste caso deve seguir os limites legais. Máximo de oito horas por semana e 150 horas por ano. Quando seu empregador ordena que você esteja disponível em um telefone comercial em um determinado horário, é praticamente um pedido de hora extra e o funcionário também deve ser avaliado financeiramente dessa forma.
É tudo uma questão de acordo mútuo
Se decidir estar à disposição do empregador durante as suas férias ou mesmo durante as férias normais, lembre-se especialmente do seu descanso. Reserve uma certa parte do dia para o trabalho, de preferência pela manhã. Após o café da manhã, atenda às ligações de negócios e e-mails de trabalho. Se você tem uma família, certamente vai gostar. Passe o resto do seu tempo, novas experiências, descanso ativo e passivo ou apenas preguiça.