Uma briga pode melhorar o ambiente tenso no local de trabalho.
Os sentimentos são um tabu em nosso mundo de trabalho. Mas onde não pode haver sentimentos, não há espaço para disputa. E isso é uma perda: bons argumentos fortalecem a coerência e nos ajudam a focar em nossos objetivos e desempenho no trabalho.
Louvor e ajuda geralmente não são poupados
Tudo é ótimo em um mundo de trabalho ideal. Os colegas se cumprimentam com sorriso pela manhã e se abraçam, assim como na saída de casa. Todos se elogiam e dizem o que gostam uns dos outros.
Quando alguém se critica, não é entendido como uma crítica negativa, mas como um feedback que pode ajudar a pessoa a entender suas deficiências, dependendo de como elas aparecem para o desenvolvimento pessoal.
Se alguém errar, ninguém grita com ele, nem mesmo o patrão. Não só porque muitas novas organizações estão cada vez mais tentando abolir cargos gerenciais, mas também porque é possível fazer isso sem gritar e não é um método adequado de gestão de equipes.
Por que estamos discutindo?
A disputa surge de diferenças. Duas pessoas ou grupos desejam coisas diferentes. Agora é possível discernir as diferenças sem disputa. O colega A prefere café, o colega B quer chá. Vamos colocar a cafeteira e a chaleira na cozinha do escritório, sem problemas. Diferentes interesses não levam a uma disputa. Isso só acontece quando os interesses realmente alcançam o objetivo comum de ambos.
A palavra conflito vem do latim e significa conflito ou desavença. O conflito é inevitável se houver objetivos inconsistentes, ou seja, se um objetivo prejudicar o outro. Portanto, se houver espaço na cozinha apenas para uma máquina de café ou chaleira, as coisas serão diferentes. Se as posições de uma pessoa questionarem as posições de outra, ocorrerá uma colisão. A coexistência pacífica não é possível.
Se trabalharmos juntos e tivermos um pouco de coração, os confrontos serão inevitáveis. Podemos evitar muitos danos colaterais argumentando de forma produtiva - isso até fortalece nossa cooperação e relacionamentos. Cientistas políticos, sociólogos e filósofos assumem que disputas produtivas fortalecem a coesão e têm um efeito integrativo de longo prazo. Mas uma coisa também é certa: as pessoas e as organizações podem discutir. O que distingue uma disputa ruim de uma boa?