Coordenador Projetos ESG
O Departamento de Risco do Banco Carregosa procura para o Porto um Coordenador de Projetos ESG com o propósito de planear, coordenar e implementar iniciativas e projetos relacionados a regulamentação, orientações e práticas de Environmental, Social, and Governance (ESG), garantindo a integração desses princípios ao nível do Banco. Esta posição requer a gestão de projetos que promovam a sustentabilidade, a responsabilidade social corporativa e boas práticas de governo, visando a criação de valor sustentável para a Banco e seus stakeholders. O profissional terá, entre outra, as seguintes responsabilidades:
Coordenação de Projetos ESG
Planear e coordenar projetos relacionados a iniciativas de ESG, alinhados com o modelo de negócio do Banco e com a estratégia ESG.
Desenvolver cronogramas de atividades, definir milestones e garantir a execução dentro dos prazos e do orçamento estabelecido.
Monitorizar o progresso dos projetos, identificando os riscos envolvidos e propondo ações corretivas.
- Integração de Práticas ESG: Colaborar com diferentes departamentos para integrar práticas de sustentabilidade, governo e responsabilidade social nos processos internos do Banco. Garantir a conformidade com legislações ambientais, sociais e de governo, bem como atender a exigências de certificações ESG. Apoiar na preparação de reportes obrigatórios no contexto da regulamentação ESG.
- Monitorização de Indicadores ESG: Desenvolver, acompanhar e reportar métricas e KPIs relacionados a práticas ambientais, sociais e de governo. Elaborar relatórios periódicos de desempenho ESG para o Conselho de Administração e Conselho Fiscal, apoiando as tomadas de decisão nesta matéria. Preparar relatórios de Sustentabilidade, com o apoio de outras áreas do Banco.
- Análise de Riscos ESG: Identificar e avaliar riscos relacionados a questões ambientais, sociais e de governo que possam impactar o apetite ao risco do Banco. Propor e implementar ações mitigadoras para reduzir os impactos negativos, promovendo uma melhoria contínua.
- Formação: Desenvolver e implementar programas de formação para colaboradores, a fim de disseminar as práticas e a cultura ESG em toda a organização; Acompanhar os temas abordados pelo Business Council for Sustainable Development (BCSD).
Requisitos e competências:
Licenciatura em Economia, Gestão de Empresas, Engenharia Ambiental, ou áreas relacionadas (pós-graduação em ESG, ou áreas afins é um fator diferencial);
Experiência mínima de 2 anos em gestão de projetos ou funções relevantes relacionadas com sustentabilidade;
Conhecimento sobre as melhores práticas e regulamentações ESG;
Experiência em gestão de indicadores e métricas de sustentabilidade;
Capacidade de análise de riscos ESG;
- Excelentes capacidades de comunicação e relacionamento interpessoal;
- Capacidade de liderança e gestão de equipas;
- Proatividade, organização e foco nos resultados;
- Visão estratégica e habilidade para trabalhar de forma transversal com diversas áreas do Banco.
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Informações detalhadas sobre a oferta de emprego
Empresa: Banco Carregosa Localização: Porto
Porto, Porto District, PortugalPublicado: 17. 3. 2025
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