Coordenador De Risco Operacional
Em parceria com o BPI, e no âmbito do reforço estratégico das suas equipas e dinamização do seu negócio, estamos a recrutar um Coordenador de Risco Operacional para a área de gestão de Risco.
responsabilidades chave
O Coordenador de Risco Operacional será responsável por:
Identificação e avaliação de riscos: Desenvolver e aplicar metodologias de avaliação de riscos, utilizando análises quantitativas e qualitativas. Conduzir análises de cenários e testes de stress para avaliar a vulnerabilidade a eventos adversos.
Monitorização e relatórios: Promover a permanente identificação dos riscos operacionais do BPI (autoavaliação de risco operacionais e função assurance), bem como a definição dos procedimentos para o seu controlo. Preparar relatórios regulares para a direção sobre o estado dos riscos operacionais e as medidas de atenuação.
Desenvolvimento e implementação de controlos: Coordenar e colaborar com outras áreas/direções envolvidas na gestão do risco operacional, para assegurar uma abordagem holística e integrada.
Formação e sensibilização: Promover a cultura de risco operacional, assegurando a formação dos Colaboradores em geral e com funções específicas na gestão do risco operacional (Pivots de Riscos Operacionais e Diretores de Riscos Operacionais), incluindo o acompanhamento dos KPIs aplicáveis.
Auditoria e revisão: Assegurar o cumprimento dos requisitos regulamentares e acompanhamento das boas práticas de gestão do risco operacional.
competências
Licenciatura em Administração de Empresas, Economia, Finanças, Engenharia Industrial ou áreas afins. Preferencialmente, especialização em Gestão de Riscos, Auditoria ou Compliance;
Mínimo de 5-7 anos de experiência em funções similares, idealmente no sector financeiro, seguros ou consultoria de risco;
Experiência na identificação e avaliação de riscos operacionais e na implementação de controlos internos;
Conhecimento profundo das metodologias de gestão de riscos (por exemplo, ISO 31000, COSO);
Familiaridade com as normas regulamentares pertinentes (por exemplo, Basileia II/III, SOX);
Proficiência em ferramentas de análise de dados e software de gestão de riscos (por exemplo, SAS, SAP GRC).
Aptidões analíticas e de resolução de problemas;
Experiência na gestão de equipas;
Excelentes capacidades de comunicação escrita e verbal;
Orientação para os pormenores e capacidade de gestão de múltiplos.
Inglês avançado (escrito e falado), dado que muitos regulamentos e documentos técnicos são redigidos nesta língua.
Domínio avançado do espanhol.
principais benefícios
Excelente oportunidade de integração numa Instituição Financeira de referência, com possibilidade de evolução e desenvolvimento profissional.
Seja o primeiro a candidar-se à vaga de emprego oferecida!
-
Porque procurar um emprego no Vagas.pt?
Todos os dias oferecemos novas vagas de emprego. Pode escolher entre uma vasta gama de empregos: O nosso objectivo é oferecer a escolha mais vasta possível Receba novas ofertas por e-mail Ser o primeiro a responder a novas ofertas de emprego Todas as ofertas de emprego num só lugar (de empregadores, agências e outros portais de emprego) Todos os serviços para quem procura emprego são gratuitos Vamos ajudá-lo a encontrar um novo emprego