Como encontrar e obter estágios e experiência profissional no estrangeiro
Os estágios e a experiência profissional no estrangeiro são uma óptima oportunidade para o desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, muitos estudantes e jovens profissionais optam por ganhar experiência num ambiente internacional. Mas como é que se encontram as oportunidades certas e o que é que é preciso fazer para as conseguir? No artigo que se segue, vai aprender a fazer isso mesmo.
1. Utilizar recursos e bases de dados online
A Internet está cheia de recursos que o podem ajudar a encontrar estágios e experiências de trabalho no estrangeiro. Alguns deles incluem:
- Erasmus - um programa pan-europeu que oferece oportunidades de estágio e estudo no estrangeiro para estudantes universitários.
- AIESEC - uma organização internacional de estudantes que organiza estágios e projectos de voluntariado em todo o mundo.
- LinkedIn - um site de rede social profissional onde pode encontrar listagens de estágios e empregos de empresas de todo o mundo.
- Indeed, Glassdoor e outros portais de emprego - estes sítios Web incluem frequentemente anúncios de estágios e de experiências de trabalho no estrangeiro.
2. Visite o centro de carreiras da sua escola ou universidade
Os centros de carreiras têm frequentemente informações sobre estágios e oportunidades de trabalho no estrangeiro que são especificamente para os estudantes dessa instituição. Além disso, podem dar-lhe conselhos e dicas valiosas para obter com sucesso um estágio ou experiência de trabalho.
3. Use os seus contactos e redes
Não se esqueça de perguntar aos seus amigos, familiares, colegas de turma ou colegas se têm contactos ou informações sobre oportunidades de estágio e experiência de trabalho no estrangeiro. As recomendações pessoais podem ser muito úteis na procura de oportunidades.
4. Prepare os seus materiais profissionais
Para ser bem-sucedido na procura de um estágio ou experiência de trabalho no estrangeiro, é importante ter materiais profissionais preparados, tais como:
- Currículo - Actualize o seu currículo, adapte-o ao sector e tenha em conta o formato internacional.
- Carta de Motivação - escreva uma carta de apresentação concisa e convincente que explique porque é que gostaria de fazer um estágio ou ter uma experiência de trabalho no estrangeiro e quais os benefícios que poderá trazer.
- Portfólio - se for relevante para o seu sector, prepare um portfólio com exemplos do seu trabalho.
5. Ser paciente e persistente
Encontrar um estágio ou uma experiência de trabalho no estrangeiro pode ser um desafio e consumir muito tempo, por isso é importante ser paciente e não desistir ao primeiro contratempo. Esteja preparado para ter de enviar muitas candidaturas e passar por várias entrevistas antes de ser bem sucedido.
Os estágios e experiências de trabalho no estrangeiro podem não só ser gratificantes para a sua carreira, mas também proporcionar-lhe experiências e amizades inesquecíveis. Com estas dicas e recursos, desejamos-lhe a melhor sorte na procura da sua oportunidade ideal!