Utilização da inteligência emocional no local de trabalho
Embora as capacidades emocionais sejam naturais para algumas pessoas, todos podem melhorar a sua capacidade de compreender e raciocinar. Isto pode ser especialmente útil no local de trabalho, onde as relações e as decisões empresariais envolvem frequentemente a compreensão interpessoal, trabalho de equipa e comunicação.
>h2>Sê mais confianteUm dos primeiros passos para utilizar as competências de inteligência emocional no local de trabalho é praticar o reconhecimento das suas próprias emoções. A autoconsciência implica estar consciente de diferentes aspectos de si próprio, incluindo as suas emoções e sentimentos. É um dos componentes básicos da inteligência emocional. Para reconhecer as suas emoções e compreender as suas causas, deve primeiro estar consciente de si próprio.
Prática da auto-regulação
>p>A auto-regulação é considerada um componente crítico da inteligência emocional. Estar consciente das suas emoções é um primeiro passo importante, mas também precisa de ser capaz de gerir os seus sentimentos. As pessoas que têm uma boa auto-regulação são capazes de se adaptar bem a situações em mudança. Normalmente esperam por formas apropriadas de expressar as suas emoções e não são impulsivas.Improve Social Skills
>p>Pessoas com QE elevado também têm fortes capacidades sociais. Porque são competentes em reconhecer as emoções dos outros, são capazes de responder adequadamente às situações. As competências sociais são também altamente valorizadas no local de trabalho porque conduzem a uma melhor comunicação e a uma cultura empresarial mais positiva.>p>Os funcionários e líderes com grandes competências sociais são capazes de construir uma relação com os colegas e comunicar as suas ideias de forma eficaz. As pessoas com boas competências sociais não só são grandes jogadores de equipa, como também podem assumir papéis de liderança quando necessário.Escolha mais empática
As pessoas emocionalmente inteligentes são boas a colocarem-se no lugar de outra pessoa e a compreenderem como se sentem. Empatia é mais do que apenas reconhecer como os outros se sentem. Também inclui a forma como se responde a essas emoções.
>p> No local de trabalho, a empatia permite-lhe compreender as diferentes dinâmicas entre colegas e supervisores.Também lhe permite reconhecer quem detém o poder e como isso afecta os comportamentos, sentimentos e interacções que fluem dessas relações.