Como garantir a formação ideal para empregados
O treinamento ocasional é provavelmente inevitável para qualquer um de nós. Mas como é possível que em algum lugar as pessoas venham a treinar de bom humor e em algum lugar haja rostos envenenados? Se um empregador exige que seus funcionários participem de treinamentos que devem ampliar seus horizontes e ao mesmo tempo ser um benefício positivo, é necessário estar atento a vários fatos importantes.
Como tornar o treinamento positivo?
Primeiro, você precisa descobrir no que as pessoas estão interessadas. Os participantes apreciarão se puderem influenciar a escolha dos tópicos. É ideal se eles próprios escolherem os tópicos. Esta é uma participação muito motivadora, pois irão aprender algo que lhes interessa durante a formação. No entanto, nem sempre podemos atender a todos, por isso o dia deve ser mais agradável. Por um lado, é uma oportunidade de aprender algo novo, ampliar seus horizontes e fazer algo por si mesmo. Outro fator agradável é um pequeno lanche, que os participantes podem aproveitar. O ambiente em que o treinamento ocorre também desempenha um papel importante. O ambiente fora do local de trabalho é ideal.
Respeitar o tempo dos colaboradores também é importante. O treinamento durante o horário de trabalho deve ser uma questão natural. Todo funcionário tem o direito de se ausentar e descansar após o trabalho, por isso não ficará feliz se seu tempo for encurtado pelo treinamento. Não se esqueça dos intervalos também. Mesmo o treinamento mais interessante torna-se demorado se durar muito tempo.
A qualidade do palestrante também desempenha um papel importante. É ideal se você já tem alguma experiência com palestrante ou foi recomendado por alguém que participou do treinamento que o palestrante foi responsável. Os colegas também podem recomendá-lo. É muito bom que os próprios participantes possam, se estiverem interessados, participar na discussão. Um bom palestrante também traz enriquecimento na forma de apresentações ou vídeos que acompanham sua palestra. Não se esqueça de materiais impressos com conhecimentos básicos, graças aos quais os participantes podem retornar ao tema e, se necessário, relembrar os fatos básicos.