O que são sick days e como usá-los?
Você tem coriza, tosse e febre leve? Você precisará incomodar seu médico por causa dessa mesquinhez, porque você sabe que ele lhe dirá para se deitar, beber muito e tomar Paralen. Mas você tem que ir atrás dele por incompetência, então você não vai perder a espera na sala de espera lotada e você tem que atrasar o médico e você mesmo. Existe uma maneira de evitar uma consulta médica? Cada vez mais empresas oferecem os chamados dias de doença como um dos benefícios, o que resolve perfeitamente essa situação.
Como funciona?
Se o empregador permitir o uso de dias de licença médica, todas as condições devem constar da convenção coletiva ou da adenda ao seu contrato de trabalho. Você pode então escolher dias de folga para "escalar" e você não precisa de uma deficiência de um médico. Geralmente é de 3 a 5 dias.
Se você não tirar folga durante o ano, ela será transferida para o próximo ano apenas excepcionalmente. Em algumas empresas, os funcionários recebem compensação financeira ou outros benefícios. O número exato de dias ou dias deve ser indicado no contrato junto com a possibilidade de transferência para o próximo ano. Outro ponto que deve constar do contrato é a avaliação financeira pelo período de afastamento, cujo valor varia em cada empresa.
Os dias de doença nem sempre são para todos os funcionários. Às vezes, esse benefício não se aplica a funcionários com contrato de desempenho, contrato de trabalho ou contrato de meio período. Os critérios de licença médica devem ser especificados com precisão no contrato, para que o empregador não seja acusado de discriminação.
Vantajoso para ambas as partes
Como os primeiros três dias de incapacidade para o trabalho não estão cobertos, certamente é mais vantajoso para você usar os dias de licença médica. Você perderá uma parte menor do seu salário e poderá descansar em vez de esperar no médico. Os outros dias são pagos pelo empregador, pelo que é mais vantajoso para ele se optar por usar os dias de licença médica. Muitos funcionários não são deficientes por motivos financeiros, por isso preferem ir trabalhar mesmo que não estejam bem. O risco de infectar colegas é muito alto, por isso vale a pena ao empregador deixá-lo em casa por alguns dias.